Usuários no Google Analytics : Definição

Uma das questões mais controversas dentro do universo web analytics é a definição de usuários no Google Analytics, isso se deve a forma como ele é definido pelas ferramentas de web analytics disponível no mercado, mas principalmente pelos fatores que determinam suas diferenciações.

 

Usuário(s) no Google Analytics nada mais é(são) do que indivíduo(s) que realiza(m) uma ação em um site dentro de uma instância de tempo, denominada de visita ou sessão.

Tecnicamente, a ferramenta grava um cookie persistente via browser na máquina do usuário para que, posteriormente, identifique-o de acordo com a análise de quem for realizar o estudo desta métrica.

 

O Google Analytics utiliza duas métricas para diferenciá-los a saber:

  • User (Usuário Único);
  • New User (Novo Usuário);

Usuário Único é a métrica que determina a quantidade de usuários absolutos em um site dentro de um espaço de tempo (dia, semana, mês ou ano). É muito importante salientar o espaço de tempo pois ele será determinante na forma como iremos diferenciá-los no decorrer deste texto, além disso, estão contabilizados dentro dessa métrica usuários recorrentes e novos.

Novo Usuário é a métrica que determina quantos usuários acessaram um site pela primeira vez, também dentro de um espaço de tempo (dia, mês ou ano), entretanto, se um indivíduo acessar o mesmo site primeiramente no desktop do seu local de trabalho e posteriormente acessá-lo em outro dispositivo, o Google Analytics ira contabilizá-lo novamente como um novo usuário.

Por que o espaço de tempo é determinante na diferenciação dos usuários em um site?

Porque a consolidação dos usuários únicos pode nos induzir ao erro de contabilizar o mesmo usuário mais de uma vez, dependendo da granularidade do dado obtido. Por exemplo, suponhamos que três usuários distintos tenham acessado um site qualquer baseado na frequência abaixo:

Janeiro

  • 1ª Semana
    • Dia 1: Fulano, Beltrano e Ciclano.
      • Total de Usuários: 3
      • Total de Usuários Únicos: 3
    • Dia 2: Fulano, Fulano e Ciclano.
      • Total de Usuários: 3
      • Total de Usuários Únicos: 2
    • Dia 3: Beltrano, Ciclano, Ciclano, Fulano.
      • Total de Usuários: 4
      • Total de Usuários Únicos: 3

Analisando dia a dia, fica bastante fácil entender a definição de Usuários Únicos, porém, existe um erro crasso cometido por quem está começando a entender o universo dos números dentro do web analytics: somar individualmente os usuários únicos de cada dia para se obter o total de usuários únicos dentro de um período específico.

E por que não devemos fazer isso?

Porque quando consolidamos um período de tempo maior, a duplicidade dos usuários é eliminada, enquanto que ao somarmos a quantidade de usuários únicos diária ou semanalmente, contabilizaremos essa duplicidade sem saber, observe:

Janeiro

  • 1ª Semana
    • Dia 1: Fulano, Beltrano e Ciclano.
    • Dia 2: Fulano, Fulano e Ciclano.
    • Dia 3: Beltrano, Ciclano, Ciclano, Fulano.
      • Total de Usuários entre os dias 1 e 2: 6
      • Total de Usuários Únicos entre os dia 1 e 2: 3
      • Total de Usuários da Semana: 10
      • Total de Usuários Únicos da Semana: 3
      • Total de Usuários do Mês: 10
      • Total de Usuários Únicos: 3

No exemplo acima, a contabilização está correta, agora veja qual seria o resultado se somássemos arimeticamente os Usuários Únicos individualmente:

Janeiro

  • 1ª Semana
    • Dia 1: Fulano, Beltrano e Ciclano.
    • Dia 2: Fulano, Fulano e Ciclano.
    • Dia 3: Beltrano, Ciclano, Ciclano, Fulano.
      • Total de Usuários Únicos entre os dia 1 e 2: 5 (3 do Dia 1 + 2 do Dia 2)
      • Total de Usuários Únicos da Semana: 8 (3 do Dia 1 + 2 do Dia 2 mais 3 do Dia 3)
      • Total de Usuários Únicos da Mês: 8 (8 Usuários Únicos da 1ª Semana)

Ou seja, uma pequena falta de atenção na consolidação pode ser responsável por uma divergência de mais de 100%! Isso é fácil de perceber quando extraímos uma base do Google Analytics e comparamos a soma individual dos Usuários com o valor exibido pela ferramenta.

 

Novos Usuários

Como dito anteriormente, são aqueles indivíduos que acessaram pela primeira vez um site dentro de um intervalo de tempo, essa métrica é bastante utilizada quando queremos mensurar por exemplo quantos usuários desse tipo vieram de mídia paga, ou se uma ação offline está sendo executada e queremos medir seu impacto através de usuários vindos de Acesso Direto ou Busca Orgânica, entretanto, dependendo da periodicidade e granularidade dos dados obtido, a contabilização dessa métrica pode também induzir ao erro, pois um mesmo usuário pode ser contabilizado como “novo” dentro de um período de tempo que não corresponde ao período da análise, logo, vale considerar a mesma regra de Usuários Únicos, ou seja, considere sempre a consolidação final dos dados sem realizar a somatória aritmética individual deles.

Portanto, identificar as nuances que influenciam e determinam os usuários dentro de uma ferramenta analítica é de fundamental importância para que as inferências sejam realizadas de maneira correta.