Tempo na Página e Tempo no Site

Tempo na Página e Tempo no Site são métricas que influenciam diretamente o engajamento de usuários dentro de um site; dependendo do tipo de análise a ser realizada, ela poderá fornecer dados importantíssimos do comportamento deles nesse ambiente.

As ferramentas de web analytics registram o Tempo na Página de um usuário a partir da diferença entre o horário de entrada e do horário de saída daquela página (timestamp, tecnicamente falando), e o Tempo no Site é a somatória dos tempos registrados em cada uma dessas páginas.

Quanto ao horário de saída da página, ele só é registrado se o usuário parte para uma nova página dentro do mesmo site, caso ele saia do site esse horário de saída não é registrado, independentemente do tempo que ele permaneça nela, como mostra a figura abaixo:

Tempo na Página e Tempo no Site

Figura 1 – Tempo na Página e Tempo no Site (clique na imagem para ampliar)

No caso de abertura de guias como ocorre hoje em dia, a ferramenta de web analytics deverá registrar o Tempo na Página de maneira sequencial, tal como se o usuário não estivesse abrindo-as.

Para resolver o problema envolvendo o registro do tempo da última página visitada, alguns analistas implementam o GTM (Google Tag Manager) para contabilizar a quantidade de interações (cliques)  naquela página, contudo, se isso for implementado todas as outras páginas visitadas deverão também serem mensuradas a partir dessa métrica, para que não hajam distorções.